Informação cultural sob o signo de África

Janelle Monáe: The ArchAndroid (análise de hiphopdx.com)

In EUA on Outubro 17, 2010 at 1:34 pm

 

Álbum Archandroid de Janelle Monae (imagem de hiphopdx.com)

 

Esta menina sabe cantar, sabe dançar e parece saber bem o que quer.

Para além disso conhece e gosta da tradição soul, funk e tudo à volta.

Já disse que ela sabe mesmo cantar?

Vídeo de Tightropre com Big Boi dos Outkast:

http://www.youtube.com/watch?v=pwnefUaKCbc

Iniciamos aqui a nossa colaboração, gentilmente aceite pelo melhor site que conhecemos de hip-hop e afins:

www.hiphopdx.com

Muito obrigado.

CAL

JANELLE MONÁE

THE ARCHANDROID

por SLAVA KUPERSTEIN

Original em inglês: www.hiphopdx.com

HipHopDX Editor’s Rating: XXXX (max=5)

Se achamos que a paisagem do Hip Hop dos tempos moderno se tornou cheia de lugares comuns e muito diluída, o R&B ainda ficou mais. Com poucas excepções dignas de nota, os artistas de hoje de R&B ou estão ocupados a fingir que são bandidos ou simplesmente a forçar letras hiper-sexualizadas que apenas descrevem “a boa vida”.

Claro que chamar a Janelle Monáe uma artista R&B não a descreve por inteiro. Então o que fazer? A versão feminina de Andre 3000? Uma cantora Soul? Afro punk? A verdade é que todas estas etiquetas são limitadas e se uma coisa é verdade sobre a Mna Monae é esta: as limitações não se aplicam.

O The ArchAndroid continua onde tinha ficado o EP de 2008 Metropolis Suite I of IV: The Chase, contando as aventuras de Cindy Mayweather, uma andróide a tentar escapar a uma perseguição por se apaixonar. A história em si não é o que faz The ArchAndroid (e o seu predecessor) admiráveis – é muito influenciada por 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Ao invés disso, é a execução desses temas literários num meio musical que o torna uma jóia.

É difícil determinar o que impressiona mais – a produção de The Archandroid ou o desempenho de Monáe sobre a mesma. Este álbum é facilmente o álbum produzido da forma mais inteligente em 2010, e possivelmente nos últimos anos. Nada está fora de alcance aqui: quer seja a percussão futurista de “Dance or Die”, a guitarra acústica suave e teclas de sintetizador em “Sir Greendown” ou a guitarra elétrica pesada de “Mushroom & Roses”, a música mantém o ouvinte constantemente em bicos de pés. Monáe é igualmente dinâmica, flutuando entre cânticos primitivos, o seu próprio tipo de rap, ou o estilo clássico e suave (crooning) com a sua voz enganadoramente poderosa – “Come Alive” é particularmente esclarecedor a este respeito, para os que não sabem – e tudo pelo meio.

A fidelidade com que Janelle Monáe se compromente com o conceito do seu álbum também deve ser elogiada. O tempo de cada música é escolhido cuidadosamente para se adequar ao modo de urgência ou intimidade de cada cena da história. Adicionalmente, ela mergulha o álbum inteiro num subtexto poderoso, com temas fortes de raça, religião e classe social. Contribuintes escolhidos com cuidado para o projecto, como Saul Williams e Big Boi, são acrescentos bem vindos que partilham a visão de Monáe, servindo apenas para aumentar o produto final.

É raro que fiquemos igualmente agradados com um álbum quer como música de fundo quer como uma experiência de escuta que nos faz mergulhar, mas The ArchAndroid cruza essa linha delicada de fronteira aparentemente sem esforço. Com este lançamento, Janelle Monáe prova o que o alcance de Metropolis não agarrou: uma coisa é executar um EP de cinco faixas, mas outra totalmente diferente é fazê-lo em 18 músicas (três das quais com 5:42, 6:01 e 8:48). ArchAndroid é mesmo espantoso, e devia servir de exemplo para os que estão encalhados a explorar arquétipos exaustos. Venha a Suite IV.

Autor: Slava Kuperstein

Perfil de Janelle Monáe no HipHopDX: http://www.hiphopdx.com/index/dxnext/id.68/title.janelle-monae

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: