Informação cultural sob o signo de África

Aimé Césaire (1931-2008)

In Martinica, Negritude, Política, Senghor on Junho 25, 2008 at 9:29 am


Faleceu Quinta-feira 17 de Abril de 2008. Nascera a 26 de Junho de 1931 na Martinica. Foi toda a vida amigo de Léopold Senghor que conheceu no liceu em Paris. Escreveu o “Discurso sobre o colonialismo” em 1950.

« Seria necessário previamente estudar como a colonização opera ao descivilizar o colonisador, a embrutecê-lo no verdadeiro sentido da palavra, a degradá-lo, a acordar nele os instintos desaparecidos, à ganância, à violência, ao ódio racial, ao relativismo moral, e mostrar que, cada vez que há no Vietname uma cabeça cortada e um olho furado e que em França isso se aceita, uma menina violada e que em França isso se aceita, um Malgache supliciado e que em França isso se aceita, existe um adquirido da civilização que pesa com o seu peso morto, uma regressão universal que se opera, uma gangrena que se instala, um foco de infecção
que se estende e que no fundo de todos esses tratados violados, de todas essas mentiras propagadas, de todas essas expedições punitivas toleradas, de todos esses prisioneiros amarrados e interrogados, de todos esses patriotas torturados, no fundo desse orgulho racial encorajado, dessa jactância inactiva, há o veneno instilado nas veias da Europa, e o progresso lento, mas seguro, de tornar selvagem o continente »
(Extracto traduzido de wikipedia.fr)
Imagem de http://www.mml.cam.ac.uk

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: